Cinequest é um festival de cinema que ocorre todos os anos em San José, na Califórnia. Descobri isso este ano depois que me mudei para a cidade e resolvi ir, a melhor coisa que fiz. Nem digo pelos filmes, mas pela experiência. Eu adorei. Fui assistir apenas dois filmes, não comprei o passe, afinal não conhecia o festival e também não tenho tanto tempo assim, infelizmente. Um dia vou ter, ou não.
O festival já teve a presença de várias celebridades e alguns filmes grandinhos, achei bem legal, não fazia ideia. Enfim, foi uma boa surpresa descobrir isso e tão perto de casa.
Eu escolhi assistir dois filmes, “The Adults” e “Carnifex“, mas acabou que não vi “Carnifex” e sim “Fallen Drive“. Cheguei no cinema e o moço da entrada falou: “O filme vai ser aqui, mas está com outro nome.” Aceitei e entrei, mas foi o nome que estava no painel mesmo. Bom, aceitei o destino e fiquei na sala, às vezes o destino quer que a gente veja outra coisa e está tudo bem.
THE ADULTS (2023) dir. Dustin Guy Defa
The Adults é um filme que mostra a relação de três irmãos, nós acompanhamos pela visão de Eric (Michael Cera), que só queria fazer uma breve visita e ir embora, mas acaba ficando pelo vício em poker, mas claro sem contar isso às suas irmãs Maggie (Sophia Lillis), que é mais esperançosa e amorosa com relação ao irmão, e Rachel (Hannah Gross), ela já é mais arisca e não cede tão fácil ao amor de Eric.
Michael Cera está no seu modo normal, nada de especial, porém quando bem escalado funciona e nesse filme é um desses casos. Ele tem cenas hilárias, uma que envolve Rei Leão é hilária, e também algumas mais emocionais, mas de um jeito completamente estranho. Sophia Lillis traz todo o seu carisma pra tela e é muito apaixonante ver como ela quer que a relação de irmãos entre os três funcione, ela é quem liga o trio. Hannah Gross brilha muito com uma personagem que não aceita muito bem a vinda do irmão, que de fato no início só está ali pelo jogo de poker, mas quer ver sua irmã mais nova feliz.
É tão bonito ver a relação entre os irmãos e tem momentos que só os três entendem o que está acontecendo ou as referências que usam, é um mundinho tão único que só quem tem irmãos consegue entender (não é o meu caso), até as brigas deles são compreensíveis para eles, momentos felizes também são algo muito único. O diretor consegue trabalhar muito bem esses momentos e mostrar a relação entre os três.
FALLEN DRIVE (2023) DIR. Nick Cassidy e David M. Rice
Fallen Drive foi uma surpresa, não só porque eu entrei sem saber o que ia ver, mas o filme em si. É um thriller que se passa apenas em uma casa alugada por alguns amigos para uma reunião do ensino médio. Mas uma das amigas resolve se vingar de outro, é uma história que parece simples, mas com um roteiro bem amarrado e uma direção incrível faz com que a gente fique preso na tela por 1 hora e 25 minutos.
Nós começamos pela ótica de Liam (Nick Cassidy), tudo na casa tem um clima estranho, quando ele chega e só tem um amigo chato que parece que ainda está no colegial, insuportável. O clima piora quando o casal Reese (Phillip Andre Botello) e Charlie (Jakki Jandrel) chega na casa. A partir daí as coisas só desandam, cada decisão tomada pelo casal só piora a situação.
Lá para metade do longa nós já estamos grudados na cadeira querendo saber como vai acabar essa história, com um toque de Festim Diabólico de Hitchcock, afinal o irmão de Liam chega e quer saber onde está ele e o que aconteceu.
Enfim, que bela surpresa foi ter caído nessa sessão, eu acho que o filme vai estar disponível no MUBI e se tiver, vejam! É tão simples com poucos atores e apenas um cenário, mas que sustenta até o fim.