Análises

REVIEW: Monkey Man (2024)

Monkey Man é o novo filme estrelado e dirigido por Dev Patel. O longa conta a história de Kid que começa a história sendo um lutador que perde suas lutas para ganhar dinheiro, ele usa uma máscara de macaco e já vimos que é algo inspirado de sua infância. Sua mãe contava a história de Hanuman, um Deus com forma de macaco. 

Grande parte do marketing do filme é ser uma versão indiana de John Wick, mas acho que o filme vai mais longe. Por mais que ambos falem de vingança, Monkey Man tem mais crítica socioeconômica, apontando bastante a desigualdade social da Índia. O personagem principal sofreu diretamente o impacto de um genociodio realizado por um estado religioso. A sua vingança é pessoal, mas não é só para ele e sim por toda a sua família e povo que antes vivia na floresta e tinha seu próprio lugar.

A parte política do filme pode parecer bem simplista até, mas é importante para os dias atuais. Consigo facilmente ligar o que acontece com Kid com o que acontece na Palestina e talvez na Índia algo parecido possa ter acontecido também. Dev Patel soube muito bem conciliar um filme de ação de grande peso e com cenas de tirar o fôlego com uma mensagem política direta. 

Infelizmente, há algo que me incomoda nesse filme também. Por mais que seja importante saber o que aconteceu no passado de nosso herói, o roteiro retoma inúmeras vezes. Com uma parte na metade do longa onde tudo é parado para contar o passado de Kid, sendo que já foi mostrado muitas vezes com alguns flash durante brigas ou momentos críticos do protagonista. Para mim, já era mais que o suficiente. 

Mesmo assim, Monkey Man é um grande filme de ação e deixa a estética John WIck viva, o que é mais que o suficiente para me deixar alegre. Assistir isso em uma tela Imax deixa tudo ainda melhor, é entretenimento e arte de mais alto escalão.